sábado, 17 de janeiro de 2015

Voluntariado é estimulado em ações de incidência no Pajeú


Por Erika Amanda*, com edição de Carlos Henrique Silva**
Com o objetivo de desenvolver ações socioeducativas junto a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Sertão do Pajeú, foi realizada na sexta-feira (05) uma reunião de formação do grupo de voluntárias e voluntários “Somos Um”, no escritório da Diaconia em Afogados da Ingazeira (PE). A equipe formada é composta por membros e pastores de igrejas como Igreja Presbiteriana do Brasil, Batista Missionária, Batista Vida Plena, 1ª Igreja Batista, Igreja nas Casas e Evangélica Livre.
Na oportunidade, foram discutidas ações de incidência política destinadas a beneficiários e beneficiárias da Casa de Passagem (equipamento público de proteção de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade) do município de Afogados da Ingazeira, além de suas famílias.

As atividades serão distribuídas em um calendário elaborado a partir da disponibilidade de cada voluntária e voluntário, planejado pelo grupo junto à Secretaria de Ação Social e Vara Regional da Infância e Juventude da 13ª Circunscrição Judiciária de Afogados da Ingazeira. 

Farão parte da programação a contação de histórias, recreação, complemento escolar, práticas de jardinagem, horticultura, reciclagem artística, teatro de fantoches, cinema infantil, música e promoção da saúde bucal. Atividades de formação também serão realizadas, com noções de cidadania a partir do Estatuto (ECA) e o Ministério Público, bem como práticas de escotismo com Clubes de Desbravadores das Igrejas Adventistas do 7º Dia, e a doação de itens de necessidades básicas.

Ita Porto, assessora político-pedagógica, relata a importância da formação: “Essa é mais uma oportunidade para estimularmos as igrejas a se empoderarem dos conceitos de incidência, e buscarem formação para se inserirem nos espaços de decisão de políticas públicas”, destacou.
O grupo de voluntários (as) irá receber o apoio do CREAS Municipal e da Vara Regional da Infância e Juventude, podendo monitorar a aplicação dos recursos públicos enviados pelo Ministério do Desenvolvimento Social para a Casa de Passagem, numa forma de controle social pela fiscalização das ações da Secretaria de Ação Social do município.
* Erika Amanda é estagiária do setor de Comunicação da Diaconia. ** Carlos Henrique Silva é assessor de comunicação da Diaconia.
eu Marenice  Oliveira  fiquei  muito  Feliz  com  esta  Matéria 
Parabéns Diaconia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário